quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pílula Ideológica XII - Filosofia e Sociologia: eu quero aprender!

Ou “A vida não questionada não merece ser vivida” (Platão)


Com o golpe militar de 64, os generais logo de cara suprimiram do ensino as disciplinas de Filosofia e Sociologia e as substituiu pela famigerada OSPB (Organização Social e Política Brasileira), que só louvava o então regime.

Em julho de 2007, no Governo Lula, o Conselho Nacional de Educação do MEC tornou-as obrigatórias novamente por entender ser fundamental a formação de jovens com senso crítico.

Porém, para que a aplicação dessas matérias aconteça com qualidade, é necessário ter professores conhecedores das áreas, o que não vem acontece no DF e em outros estados do Brasil.

No concurso realizado em 2008 pela Secretaria de Educação local, só havia uma vaga para professor efetivo de Filosofia, enquanto que, para o desrespeitoso contrato temporário, havia 138 vagas. No mínimo estranho. Os números para Sociologia são similares aos de Filosofia.

Serra não respeitou a lei em Sampa. Aqui o pessoal da Pandora fez o mesmo. Para a turma da direita não há o mínimo interesse que a juventude pense.

Já que se fala tanto em ética em tempos de crise moral, que tal permitir que nossos jovens conheçam de fato Sócrates, Aristóteles, Kant, Marx, Nietzsche, Sartre, Hanna Arendt e outros pensadores? Afinal, como disse Platão : “A vida não questionada não merece ser vivida”.

Em tempo: no concurso do próximo mês, o número de vagas triplicou - antes era um, agora são três para Filosofia...



DECLARAÇÕES DE APOIO

Para espantar o mau espírito hoorrorizista.
Para fazer novamente brilhar a emoção.
Para livrarmos dos esquemas rorizistas.
Será eleito Marconi scarinci, que cultura é educação.

Marconi, como diria Mangueira,
Tamojunto nessa peleija,
Mano veio. Abraço.

Dijair Mangueira Diniz

***

Olá Amigo, quando jovem (põe tempo nisso...) estudei Filosofia, em Salvador, era matéria obrigatória, quando proibiram, tive que me mandar. Fiquei feliz em saber da sua candidatura, já posso votar com convicção de Séneca, ética e consciência em servir a comunidade, vá em frente, e pode contar comigo.ab.Fernando Adolfo.

***

Parabéns, Marconi!!
Louvável!
É por ai, demagogos e barnabés, o horário político está cheio, só comedia!!!


LFVitelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÉTICA E CULTURA PARA MUDAR AS ESTRUTURAS!

Substitua as exclamações
pelas interrogações
E verás que viver
não são simples questões
de pontos finais ou de vista.

A verdade é que tudo, ou quase tudo, hoje em dia, se referencia no mercado. Então, tudo torna-se mera mercadoria. E a mercadoria, na sociedade capitalista, neoliberal e pós-moderna, é algo descartável. Afinal, é preciso gerar lucro, mesmo que isso comprometa a vida. Por isso, é preciso resgatar e reconstruir as utopias. A política com P (maiúsculo) se faz com sonhos e ética!

Marconi Scarinci


PERFIL


Marconi Costa da Silva Scarinci é mineiro de nascimento, mas brasiliense por adoção. Tem 49 anos. É produtor, gestor e militante cultural, e professor de Filosofia.

Marconi foi Secretário-Geral da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas - UMESB (biênio 1983-1984), presidente da Associação de Arte e Cultura de Taguatinga, produtor do Centro Cultural Rio Cine, no Rio de Janeiro, programador do Centro Cultural do Serviço Social da Indústria – SESI, de Taguatinga, e da Câmara do Livro - CLDF, especialmente da Feira do Livro de Brasília.

Com suas “Pílulas Ideológicas”, Marconi visa politizar o debate, promovendo uma discussão qualificada acerca de assuntos candentes e da ordem do dia, além de tangenciar temas existenciais, caros a nossa condição humana.

Com uma militância de 30 anos pelo Partido dos Trabalhadores - PT-DF, Marconi é reconhecido local e nacionalmente por sua decisiva e combativa atuação política em prol da elevação cultural de nosso povo.


PROPOSTAS


As diretrizes culturais que norteam a atuação política de Marconi são:

1. Pela criação da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura, a fim de implementar e consolidar políticas de estímulo à leitura e à escrita;

2. Pela transparência, ética, fiscalização e controle social para os recursos públicos;

3. Pela atuação interdisciplinar e transversal da cultura com a educação, a saúde, a segurança, o meio ambiente, entre outras áreas;

4. Pela revitalização, reaparelhamento e/ou construção de equipamentos culturais permanentes em todas as cidades do DF e Entorno;

5. Pela implementação do ensino das artes nos diversos níveis da educação básica, conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB;

6. Pela ampliação dos Pontos de Cultura para 200 em todas cidades do DF e Entorno;

7. Por nova gestão para o Fundo de Apoio à Cultura - FAC, ampliando o valor da Receita Corrente Líquida do Orçamento Distrital para a área e a criação de novos mecanismos de financiamento públicos;

8. Pela implantação do Plano e do Sistema Distrital de Cultura;

9. Pela realização de Conferências Regionais e Distrital bienais, inscrevendo suas resoluções nas leis orçamentárias e orgânica do DF;

10. Pela retomada do "Temporadas Populares", com o fito de promover o acesso, a preços módicos, da população de todas as cidades do DF a shows e espetáculos com qualidade de artistas locais, regionais e nacionais;

11. Pela reestruração do Conselho Distrital de Cultura e efetivação dos Conselhos Regionais, eleitos em Conferências;

12. Pela descentralização financeira e orçamentária dos recursos culturais, a fim de dotar as Diretorias de Cultura das Administrações Regionais (DRCs) das verbas necessárias à realização de projetos comunitários;

13. Pela criação de uma fundação responsável pelos equipamentos culturais públicos do DF.


FALE COM MARCONI


marconi13800@gmail.com

marconipt13800@gmail.com

(61) 9637-3799